T21 E O TEMIDO ALZHEIMER PRECOCE

Atualizado: 1 de Mar de 2019


Pais de pessoas com a T21, devem sempre encarar a realidade de uma maneira leve e entender que a alteração do cromossomo 21 de seus filhos, trás consigo algumas peculiaridades que devem ser vistas com cuidado e proteção.


Uma peculiaridade que atinge cerca de 98% dos indivíduos Downs por volta dos 40 anos, é o Alzheimer , por isso considerado precoce, já que na população sem a alteração do Cr 21, ocorre por volta dos 70 anos.


Vamos entender o que é o Alzheimer, como ele acontece e se existem prevenções.


Doença de Alzheimer acontece nas conexões das células do cérebro, é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras).


Na T21 (síndrome de Down) torna-se uma doença precoce pois uma das proteínas cerebrais responsáveis pelo Alzheimer, a APP (Proteína Precursora de Amiloides), também um gene pertencente exclusivamente ao cromossomo 21, se codifica e produz Amiloides em excesso que se agrupam em pequenos pedaços gordurosos bloqueando a sinalização entre as células neurológicas, assim acelerando processo de demência.


Foi publicada na revista "The Lancet Neurology" uma pesquisa muito importante feita por pesquisadores no Hospital de Sant Pau em Barcelona onde o diagnóstico precoce do mal de Alzheimer poderá ser detectado por um simples exame de sangue.


Biomarcador bem mais barato, e certeiro para os cuidados se iniciarem o quanto antes.


Como prevenção:


- Comer alimentos antioxidantes retarda a degeneração da memória.

- Evitar ao máximo os alimentos com gorduras saturadas, elas causam danos ao cérebro.

- Trabalhar o cérebro constantemente com atividades diversas dificulta o encolhimento do cérebro.

- Ingerir cacau pois tem função antioxidante, protege o cérebro e aumenta o fluxo sanguíneo.

- Manter o bom colesterol ele ajuda a destruir as substâncias que deterioram as células cerebrais e funcionam como um agente antioxidante.

- Tomar café, a cafeína tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a bloquear os efeitos negativos do colesterol no cérebro e reduzo risco de sofrer depressão, diabetes, e acidentes vasculares-verebrais que provocam demência.

- Ingerir curry em pó contém uma especiaria chamada açafrão, que, por sua vez, tem grandes quantidades de curcumina, um componente que ajuda a prevenir o declínio da memória.


Apenas algumas dicas de prevenção, mas antes de iniciar qualquer tipo de prevenção converse com os médicos e pediatras de seus filhos para supostas liberações.


A falta de informação faz a visão ficar cristalizada, então deixem esse cristal se dissolver e enxerguem uma vida leve e feliz além de tudo.


Por Roberta Póvoa


(Maternidade Down)

83 visualizações

© 2018 por T-21 SÍNDROME DE DOWN. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

Ligue:

11-99333-4747

Endereço: 

Rua Morishigue Akagui N-59 / Sala 08

São Paulo/SP