© 2018 por T-21 SÍNDROME DE DOWN. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

Ligue:

11-99333-4747

Endereço: 

Rua Morishigue Akagui N-59 / Sala 08

São Paulo/SP

Releitura da Doença de Alzheimer na T21.



Doença de Alzheimer, acontece nas conexões das células do cérebro, é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras)...


Palavra que só de ler, dá um frio na barriga né. DA (Doença de Alzheimer) como costuma ser chamada, é uma doença ainda muito recente e considerada um mistério para médicos e pesquisadores.


Ela vem aparecendo com mais frequência dentre a população geral por conta da expectativa de vida ter aumentado bastante, logo, quanto mais velhos ficamos, mais o corpo dá sinais degenerativos, e o Alzheimer pode ser um deles.


Deve ser encarado com mais cuidado e seriedade por todas as pessoas, mas principalmente pelas pessoas com T21.


Mas afinal, o que a SD tem a ver com a DA?


No ultimo Simpósio Internacional da Sindrome de Down, realizado no mês passado, esse assunto foi abordado com clareza.


As pessoas com SD, se enquadram também nesse avanço considerável da expectativa de vida, acompanhando toda população, mas existe um fator que faz com que esse possível Alzheimer aconteça de forma preococe, comparado com a população sem a T21.


Enquanto uma pessoa sem a SD, pode ter DA por volta dos 70/80 anos, uma pessoa com a SD, tem DA por volta dos 40/50 anos. Há uma probalidade que 40% das pessoas com SD venham a ter DA futuramente, se não prevenirem.


Por um acaso da natureza genética, uma das proteínas cerebrais responsáveis pelo Alzheimer, a APP (Proteína Precursora de Amiloides), também um gene pertencente exclusivamente ao cromossomo 21, se codifica por conta do excesso de material genético, produzindo Amiloides também em excesso, que se agrupam em pequenos pedaços gordurosos, e se instalam em partes do cérebro, bloqueando a sinalização e a comunicação entre as células neurológicas, assim acelerando o processo de demência e a morte das células cerebrais.


Sabemos que é um assunto que causa bastante repercursão e medo nos pais de crianças com SD, mas vamos pensar pelo lado de que a medicina avança e nos proporciona meios de prevenir uma série de doenças que possomos vir ter.


Hoje a maneira mais eficaz de prevenir o Alzheimer na pessoa com SD, é manter mente e corpo sempre ativos, e uma nutrição excelente, como seria para todas as pessoas, mas vamos lembrar sempre daquela proteína sendo produzida em excesso, essa proteína precisa diminuir todos os dias.


Olhar o organismo da pessoa com T21 de dentro para fora é a forma de compreender que a boa nutrição é o “carro chefe” quando falamos de desenvolvimento geral.


Não tenha medo, apenas cuide e ensine seu filho(a) a se cuidar, ensine que a fruta é melhor que o salgadinho, que o refrigerante dói a barriguinha, que o doce dá bixinhos nos dentes e por ai vai.


Talvez, preparar legumes, verduras e frutas, dê mais trabalho, mas no futuro, ele vai te agradecer, e você terá uma vida com mais tranquilidade.


Como prevenção:


- Comer alimentos antioxidantes retarda a degeneração da memória.

- Evitar ao máximo os alimentos com gorduras saturadas, elas causam danos ao cérebro.

- Trabalhar o cérebro constantemente com atividades diversas dificulta o encolhimento do cérebro.

- Ingerir cacau pois tem função antioxidante, protege o cérebro e aumenta o fluxo sanguíneo.

- Manter o bom colestero, ele ajuda a destruir as substâncias que deterioram as células cerebrais e funcionam como um agente antioxidante.

- Tomar café, a cafeína tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a bloquear os efeitos negativos do colesterol no cérebro e reduz o risco de sofrer depressão, diabetes, e acidentes vasculares-cerebrais que provocam demência.

- Ingerir curry em pó, contém uma especiaria chamada açafrão, que, por sua vez, tem grandes quantidades de curcumina, um componente que ajuda a prevenir o declínio da memória.


Apenas algumas dicas de prevenção, mas antes de iniciar qualquer tipo de prevenção converse com os médicos e pediatras de seus filhos para supostas liberações.


A falta de informação faz a visão ficar cristalizada, então deixem esse cristal se dissolver e enxerguem uma vida leve e feliz além de tudo.


Vamos colocar o link do site do Cepec

(Centro de Estudo e Pesquisas Clínicas de São Paulo), que pertence ao médico geneticista, pediatra e professor, Dr. Zan Mustacchi, conhecido no Brasil como o "mestre" no assunto T21.


Esse link, contém a dieta considerada hoje a mais adequada para pessoas com T21, e está ligada a todas as funções do organismo com SD, beneficiando assim todo metabolismo, resultando em bom desenvolvimento cognitivo.


Segue link👇


http://www.sindromededown.com.br


(As dietas estão na sequência, em forma de desenhos de bocas rosas)

Autora: Roberta Póvoa



60 visualizações1 comentário