Síndrome de Down não é deficiência mental.



A falta de informação é o maior alimento do preconceito, as pessoas nascem, crescem acreditando no que escutam e dificilmente aqueles pensamentos "errados" serão desmistificados.


Muito se escuta de pessoas fora do mundo da deficiência, que pessoas com síndrome de Down são deficientes mentais.


Existe um universo de diferenças entre deficiência intelectual e deficiência mental, vamos lá!


Sabemos que 100% das pessoas com Down nascem com deficiência intelectual, cada uma na sua particularidade já que trazem consigo DNA único, como todas as pessoas, ninguém é igual a ninguém.


Lapidar a pedra bruta, ver o brilho surgir pouco a pouco, é a certeza do caminho certo, considere-se um ourives competente.


Em um passado não muito distante, pessoas com síndrome de Down, eram chamadas de "doentes mentais", e muitos ainda as chamam.


A pessoa com deficiência mental sofre de desordem psicológica, precisando de tratamento psiquiátrico e muitas vezes necessitam de medicamentos para conter descontroles, o acompanhamento psiquiátrico severo é indispensável para evitar danos á ela mesma, ou á outras pessoas.


Pode existir a deficiência mental dentro da população Down, como existe na população sem a trissomia do Cr.21, a questão é que não faz parte de características pontuais da síndrome de Down, a associação é um mito dentro de crenças falsas.


A pessoa com síndrome de Down só precisa de paciência e dedicação. Aprendem e desenvolvem papeis fundamentais para ela e para toda sociedade.


Estudos mostram que funcionários com síndrome de Down são dedicados às suas empresas de trabalho, vestem a camisa, desempenham papeis, se destacam pela gentileza e cuidado, transformam esses ambientes em ambientes leves e as pessoas em pessoas mais felizes.


Como fazem em todos os lugares por onde passam.


Toda possibilidade começa pela oportunidade.


Semear a realidade do universo Down é o remédio mais potente para desmistificar a síndrome de Down.


Estimular e acreditar sempre barra qualquer preconceito!

Autora: Roberta Póvoa

79 visualizações

© 2018 por T-21 SÍNDROME DE DOWN. 

Orgulhosamente criado por Wix.com

Ligue:

11-99333-4747

Endereço: 

Rua Morishigue Akagui N-59 / Sala 08

São Paulo/SP